Skip to main content
Data Comemorativa

Celebração de vida: Gapac completa 30 anos de histórias transformadas em Criciúma

Por 12 de abril de 2024maio 14th, 2024Sem comentários3 min de leitura
Celebração da vida - Gapac Criciúma

Nesta sexta-feira, 12 de abril, o Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma (Gapac) completa 30 anos de existência. Fundado por voluntários em abril de 1994, inicialmente focado na luta contra o HIV, o Gapac expandiu suas atividades ao longo dos anos para se tornar uma influente voz na defesa dos direitos humanos em Criciúma.

Em suas origens, o Gapac surgiu como uma resposta corajosa à epidemia de AIDS, em um período marcado pelo medo e pela falta de informação. “O Gapac representava uma luz de esperança em meio à escuridão da época. O estigma e a discriminação eram generalizados, e as pessoas vivendo com HIV/AIDS enfrentavam enormes desafios”, relembra Alba de Souza Schmitz, presidente do Gapac.

Ao longo das três décadas de existência, o grupo enfrentou diversas batalhas, desde a luta contra o preconceito até a busca por políticas públicas que garantissem os direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Com o passar do tempo, o Gapac ampliou sua atuação para acolher também outras populações vulneráveis, como profissionais do sexo, LGBTQIAPN+, e pessoas em situação de rua.

Anne Schmitz, assistente social do Gapac, relembra que a luta contra o HIV continua sendo uma prioridade. “Mas agora também nos dedicamos a promover a autonomia e o empoderamento das populações mais vulneráveis, construindo laços de afeto, confiança e dignidade”, explica.

Neste marco de 30 anos, o Gapac celebra as conquistas alcançadas ao longo de sua trajetória, consolidando-se como uma voz ativa na luta contra todas as formas de discriminação. “Somos uma comunidade vibrante, unida na busca por um mundo mais justo e inclusivo, onde todos possam viver livres de medo e preconceito”, ressalta Alba de Souza Schmitz.

A missão do Gapac permanece firme em promover e defender os direitos humanos, através de ações educativas, mobilização social e advocacia por políticas públicas. Mais informações sobre o grupo e como se tornar voluntário podem ser obtidas nas redes sociais, através do Instagram @gapaccriciuma, ou pessoalmente na rua Anita Garibaldi, 386, no centro de Criciúma.

Fonte: maissul.com.br

GAPAC

O GAPAC, Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS de Criciúma. é uma instituição que trabalha efetivamente na prevenção de DST/ HIV/ AIDS; apoiando e realizando ações que promovam a vida e a igualdade de direitos, excluindo preconceitos e discriminação. Propondo atividades fundamentais afim de auxiliar nesse processo de construção da cidadania.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.